domingo, 8 de agosto de 2010

Cachecol de Nicole

Aniversário de uma amiga? Que tal dar de presente uma peça em crochê feita por você mesmo? É divertido, relaxa e ainda é um presente super original. Em geral eu faço cachecois pra dar de presente, que são fáceis e rápidos.


Figura 1 | Cachecol de Nicole

Comprei então 150g de uma linha (60% algodão, 40% acrílica) que é pra ser usada com uma agulha de crochê de 3½mm, mas eu usei uma agulha de 3mm. A linha é a Katia mississippi 3, na cor 312, que é um cru.

Figura 2 | Detalhe cachecol de Nicole

O cachecol é feito de duas partes: a primeira é o corpo e a segunda o bico, ou o babado (ver o detalhe na Figura 2). A primeira parte eu trabalhei com o ponto Webbed Lace (desculpa o nome em inglês, mas o livro de onde eu tirei o ponto é em inglês), dá pra seguir o ponto pela Figura 3. A base desse ponto deve ter múltiplo de 7 correntes (adicione 4 correntes na base). Decidi que o corpo do cachecol de Nicole teria 16cm x 160cm, por isso comecei com 42 correntes (mais as 4 pra base).

Figura 3 | Ponto Webbed Lace

Depois do corpo pronto, eu contornei o cachecol inteiro com pontos baixos para então trabalhar com o babado. Eu tentei achar algum ponto pro babado nos meus livros, mas não achei nenhum que desse um movimento sem ser exagerado. Acabei criando o babado usando ponto alto, ponto baixo e correntinha.

Figura 4 | Ponto do babado

Olhando pela Figura 4 dá pra ter uma idéia do ponto do babado. Ele é feito de duas camadas contornando todo o cachecol. Comecei com um ponto baixo, fiz 6 correntes, depois 2 pontos alto + 1 corrente + 2 pontos alto no sexto ponto baixo da base. Seis correntes, 1 ponto baixo no sexto ponto baixo da base, até completar uma volta. Na segunda volta eu repeti a mesma coisa sendo que usando 7 correntes em vez de 6 correntes entre os pontos alto e o ponto baixo.

Demorei duas semanas pra terminar, mas consegui fazê-lo a tempo. Espero que ela tenha realmente gostado e que use bastante. O resultado você pode ver na Figura 1 e na Figura 5.

Figura 5 | Cachecol de Nicole

Um comentário: