terça-feira, 16 de novembro de 2010
Case de netbook
Se você pensa que crochê e novas tecnologias são palavras que não combinam na mesma frase, esse post vem para mostrar que não é bem assim. Eu ganhei um lindo netbook Sony Vaio 10.1 polegadas, pequenininho, branco, uma graça, e Mainha não contou conversa: tratou de fazer um case pra ele. Tiradas as medidas e pensado no modelo, ela botou a mão na massa. Optamos por fazer uma bolsa mais comprida do que o computador para caber a bolsinha do cabo e alguns papeis dentro.
Material utilizado: A agulha tinha que ser grossa para trabalhar com a lã, também grossa. A agulha usada foi uma de 6mm, essa aí da foto. A lã foi a nova da Cisne, a Fast, que é de camurça, vermelha bem escura, cor número 110. Como a lã é lançamento ela é bem cara. O custo foi de 18 reais cada novelo. Para o case foram usados 2 novelos.
O trabalho foi todo feito no meio-ponto, no formato de um retângulo. Mainha fez ele aberto e depois fechou a lateral com a própria lã. Por fim costurou o zíper, à mão mesmo. O zíper é baratinho, esse com um coraçãozinho foi 1 real. O trabalho maior é costurá-lo à mão para que fique com um bom acabamento. No pacote veio também uma bolsinha de chita para o cabo. Ela foi costurada à máquina e o acabamento foi dado com crochê também.
Ah! Como não podia deixar de ser, tem também a joaninha decorativa para arrematar. Essa daí é um botão e é bem baratinha, alguns centavos apenas.
O que não tem dinheiro que pague é o carinho que foi usado para fazer...
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
O crochê está na moda
domingo, 5 de setembro de 2010
Bolsa de fita de cetim
Detalhes de como fazer círculos em ponto alto em crochê aqui (em inglês):
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Colar de Carol
As flores são as flores mais lindas que eu fiz na história do meu crochê. Elas são um pouco complicadas de fazer por causa do sentido do trabalho. Espero que dê pra entender o gráfico:
E claro, também dá pra usar o colar sem as flores.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Pijama de pen drive
Como a peça em geral é pequena, é necessário usar botões pequenininhos também. Para começar a peça desses pen drives das fotos ela usou 26 pontos corrente na linha Clea e seguiu fazendo meio ponto até uma largura ideal. Depois fechou também com meio ponto contornando todo até fazer a tampinha terminando com 5 tranças e contornando também com meio ponto para colocar o botão.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Bolero Teia de Aranha
domingo, 8 de agosto de 2010
Cachecol de Nicole
Figura 2 | Detalhe cachecol de Nicole
O cachecol é feito de duas partes: a primeira é o corpo e a segunda o bico, ou o babado (ver o detalhe na Figura 2). A primeira parte eu trabalhei com o ponto Webbed Lace (desculpa o nome em inglês, mas o livro de onde eu tirei o ponto é em inglês), dá pra seguir o ponto pela Figura 3. A base desse ponto deve ter múltiplo de 7 correntes (adicione 4 correntes na base). Decidi que o corpo do cachecol de Nicole teria 16cm x 160cm, por isso comecei com 42 correntes (mais as 4 pra base).
Figura 3 | Ponto Webbed Lace
Depois do corpo pronto, eu contornei o cachecol inteiro com pontos baixos para então trabalhar com o babado. Eu tentei achar algum ponto pro babado nos meus livros, mas não achei nenhum que desse um movimento sem ser exagerado. Acabei criando o babado usando ponto alto, ponto baixo e correntinha.
Figura 4 | Ponto do babado
Olhando pela Figura 4 dá pra ter uma idéia do ponto do babado. Ele é feito de duas camadas contornando todo o cachecol. Comecei com um ponto baixo, fiz 6 correntes, depois 2 pontos alto + 1 corrente + 2 pontos alto no sexto ponto baixo da base. Seis correntes, 1 ponto baixo no sexto ponto baixo da base, até completar uma volta. Na segunda volta eu repeti a mesma coisa sendo que usando 7 correntes em vez de 6 correntes entre os pontos alto e o ponto baixo.
Demorei duas semanas pra terminar, mas consegui fazê-lo a tempo. Espero que ela tenha realmente gostado e que use bastante. O resultado você pode ver na Figura 1 e na Figura 5.
Figura 5 | Cachecol de Nicole